É impressionante! Essa é a primeira e a mais comum queixa que as pessoas apresentam nas orientações que realizo.

Elas sabem que estão sob efeito de alguma emoção seja boa ou ruim, e comem, mesmo sabendo que não deveriam, pois não estão com fome.

Muitos relatam que é “impossível evitar” o ato de comer! Sim! Aliás, estamos lidando com emoções e sentimentos… você sabe qual a diferença entre eles?!

A emoção é um estado afetivo primitivo, intenso e muito complexo, sob influência dos instintos e não da racionalidade! Muitas vezes você se vê triste ou eufórico sem motivo aparente, não é mesmo?

Já o sentimento é revestido de elementos intelectuais e racionais. Existe alguma elaboração, entendimento e compressão. Ocorre uma aproximação da reflexão e do livre-arbítrio! E são classificados como: agradáveis, desagradáveis e neutros.

Hoje o destaque é para os sentimentos desagradáveis, pois a tentativa de evitá-los, mascará-los e substituí-los, geralmente por comida, é mais evidente.

Você já deve ter vivenciado isso com frequência, porém, provavelmente, não deve ter percebido seu agravante: o que era uma única emoção a lidar, agora são duas: a emoção inicial + a culpa por ter comido.

Inicia-se, então, um ciclo interminável e é preciso de ajuda para aprender como lidar com os sentimentos e emoções e poder quebrar essa sequência.

 COMO?

A resposta é simples: treino. Mas atenção! Simples não significa fácil!

Nomear o que você está sentindo é o passo inicial. Imagine o quão difícil é realizar esta tarefa tomada pela gama de sentimentos da situação em que você está vivendo…

O que você sente quando alguém pega sua roupa preferida e mancha? Raiva? Tristeza? Desejo de vingança?

Qual é o comportamento, normalmente, realizado? É dizer “que droga, perdi minha roupa” e então, dirigir-se à cozinha, abrir a geladeira, ficar por alguns instantes “procurando” até achar o que poderia momentaneamente ser um alívio, fuga. Correto?

No processo da orientação para o emagrecimento você aprende a fazer o caminho contrário! Você não vai mais fugir dos seus sentimentos…e sim deixar a emoção ou sentimento realmente incomodar. É! Você vai aprender a “sentir seus sentimentos”, reconhecê-los e nomeá-los! E assim, dar um caminho às essas emoções ou sentimentos e, efetivamente, resolver o problema.

No exemplo descrito acima sobre a roupa, como seria na prática?

Ao reconhecer o sentimento e nomeá-lo com clareza, você poderá refletir em diversas situações para que o problema (do seu sentimento) seja resolvido, como: conversar seriamente com a pessoa, demonstrando o quanto você está chateada, trancar seu armário, solicitar uma substituição de outra roupa, etc.

Comer não vai trazer sua roupa de volta e nem evitar que aconteça novamente!

O Emagrecer Consciente apoia aqueles que sentem e querem resolver a causa de seus problemas, não somente suas consequências (sobrepeso).

Saiba mais em www.emagrecerconsciente.com.br  e entre em contato! Whatsapp

“Você precisa ser feliz para emagrecer e não emagrecer para ser feliz”