Quando as pessoas chegam até mim querem soluções instantâneas de emagrecimento, ou seja emagrecer rápido. Muitas já passaram por procedimentos absurdos como corte repentino de calorias e/ou práticas de exercícios exaustivos ou sem preparo adequado.

Aposto que você, de alguma forma, se identificou em algumas das opções. Sabe como seu organismo reagiu? Surpreenda-se:

Com a drástica atitude, a mensagem que seu organismo recebe é de que está em risco, e acredite, ele fará de tudo para manter estoque de energia. Isso mesmo! A percepção de ameaça causada pela brusca mudança pode provocar uma redução da velocidade do organismo e o resultado será exatamente o contrário do qual esperava…

No início você vai perder peso, porém nada além de água, não gordura! A tendência é que essa velocidade diminua com o tempo, e você emagreça, v a g a r o s a m e n t e, sem pressa, mesmo que não queira.

Os bons resultados da primeira semana podem até ser motivadores. No início, todos ficam mais empolgados com a dieta e se submetem a alterações de cardápio, porém difícil de tolerar por muito tempo.

Como essa motivação é passageira, as restrições passam a ter uma representação negativa e as chances de você desistir do processo de emagrecimento escolhido são maiores que os resultados alcançados. Então, o que pode acontecer?

É muito provável que você adquira todos aqueles quilos extras de volta…

Eliminar peso não é difícil, mas manter o peso perdido sim, pode ser uma tarefa assustadora!

Quando você muda seus hábitos na alimentação sem causar “choque” para o corpo, ele exigirá, com menor intensidade, que você volte para a antiga rotina, ou seja, um programa de perda de peso a longo prazo pode garantir que o seu metabolismo mantenha-se eficiente e, consequentemente, você vai perder peso e manter o peso perdido.

O emagrecimento rápido também pode resultar em problemas de saúde como desidratação e até mesmo um ataque cardíaco. Tais riscos são amenizados quando a alimentação é natural e saudável, pois você e seu corpo podem lidar melhor com as mudanças da dieta e estilo de vida.

Ah! A flacidez…Você sabia que eliminar peso muito rápido pode levar à flacidez da pele? Embora a pele seja um órgão elástico, ela precisa de tempo para se adaptar à perda de massa corporal. Quando você perde muito peso em um curto período de tempo, pode sentir a pele mais flácida em seus braços, estômago ou outras partes do corpo. Mas se você emagrecer devagar, dará tempo suficiente para a sua pele se contrair e se adaptar ao seu novo corpo.

E a fadiga? Calorias e carboidratos são substâncias que fornecem a energia necessária para você levar um estilo de vida ativo, por isso com a sua ausência você pode se sentir cansado ao longo do dia. Ao emagrecer devagar e com um cardápio balanceado, você não só será capaz de realizar suas tarefas diárias com mais vigor, como também terá mais energia para fazer uma atividade física.

Outro ponto interessante, é a perda de massa muscular. Se você mantém uma dieta rigorosa para perder peso mais rápido, seu corpo vai receber quantidades insuficientes de calorias. Quando seu corpo não tem calorias suficientes, ele tentará conseguir energia a partir de outras fontes, como as células musculares. Como consequência, você não irá perder gordura corporal, mas massa muscular. Se você escolher a perda de peso a um ritmo mais lento, vai emagrecer, eliminar mais gordura e manter a sua massa magra.

Emagrecer rápido é estar na contra mão da saúde!

Emagreça com saúde. Emagreça com equilíbrio. Emagreça devagar, mas de forma sustentável. Emagreça com a cabeça!

Saiba mais em www.emagrecerconsciente.com.br  e entre em contato! Whatsapp