Imagem corporal é a forma como vemos e está registrado no nosso cérebro (pensamos). É uma função cerebral importante para nossa defesa, isto é, evita que tenhamos acidentes como: bater a cabeça, esbarrar em objetos, ter noção se conseguimos passar por um local estreito. Enfim, imagem corporal é ter noção do seu tamanho, largura e manequim.

Um exemplo muito característico de perda momentânea de imagem corporal facilmente observável, está no adolescente, mais perceptível nos meninos que passa pelo chamado “estirão” dos braços e pernas. O corpo como um todo sofre uma transformação tão repentina, em pouco espaço de tempo, que ele perde a coordenação motora e espacial.

Nesta fase o cérebro trabalha para ajustar esse corpo: equilibrar o registro cerebral e a proporção desse novo corpo.

Você já passou pela experiência de voltar a um lugar que você esteve somente quando criança? Você deve ter pensado “nossa aqui parecia tão grande, mas agora sinto que é pequeno”, esta é também mais uma prova dos ajustes de registro da sua imagem corporal no cérebro, quando você era pequeno a sala em proporção ao seu tamanho era realmente grande, mas agora que você é grande a sua dimensão na sala ficou proporcional.

Mas o que isso tem a ver com o emagrecimento?

Todas as pessoas que desejam emagrecer, querem um emagrecimento instantâneo, não é assim? Esquecem que foram engordando aos poucos e buscam por soluções mágicas e imediatas para perder peso.

Obter novos hábitos alimentares comendo alimentos saudáveis, dizer não ao sedentarismo e principalmente, alterar comportamentos alimentares que te fazem engordar, permitem um emagrecimento lento, porém saudável e sustentável.

Quanto a imagem corporal, quando você se depara com um espelho você “realça o olhar para a gordura”, lembra que seu cérebro registra essa imagem? Devemos ir ao espelho e mostrar o nosso corpo magro! Como?

São vários os exercícios aplicados no tratamento desenvolvido pelo Emagrecer Consciente, por exemplo:

Exercício facial – fazer peixinho (fazer biquinho com os lábios comprimindo as bochechas. Você estará olhando para seu rosto mais magro e levando esse registro para o cérebro.

Braços – esticar o braço lateralmente para o espelho e com a mão contrário esconder a metade de baixo do braço.

Fotos – Recortar fotos suas delineando como é seu corpo sem a gordura.

É fundamental entender que:

Você dificulta o emagrecimento quando você ressalta a gordura em seu corpo, pois é isso que o cérebro registra como pertencente à você.

Porém, quando você faz sobressair o corpo magro, a mensagem que está sendo enviada para o cérebro é do seu corpo magro.

Não pode haver discrepância entre a imagem que o cérebro vai admitir e a imagem que você acredita ser verdadeira, por isso devemos desenvolver uma imagem de “como você é magra”, ou seja, como será o seu corpo quando emagrecer. Dessa forma, sem discrepâncias, o emagrecimento será facilitado.

Emagreça com a cabeça! Conheça Emagrecer Consciente!

Saiba mais em www.emagrecerconsciente.com.br  e entre em contato! Whatsapp